| Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Festas juninas transformam escolas em arraiais vibrantes, celebrando a cultura nordestina em Maceió
O clima de São João contagiou as unidades de ensino da rede pública municipal de Maceió, encerrando o semestre letivo com muita música, dança e tradição. Milhares de estudantes participaram de apresentações que celebraram a rica cultura nordestina, transformando as escolas em verdadeiros arraiais e reforçando o vínculo entre educação e identidade cultural.
Durante as últimas semanas, alunos da Educação Infantil, Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) se dedicaram a ensaios de quadrilhas, coco de roda e outras manifestações populares. As atividades foram planejadas não apenas para celebrar as festividades juninas, mas também para promover o aprendizado sobre as tradições regionais e valorizar a cultura transmitida entre gerações.
As comemorações foram momentos de confraternização e celebração para toda a comunidade escolar, reunindo professores, diretores, familiares e alunos. Em cada apresentação, os estudantes demonstraram dedicação, criatividade e protagonismo, reafirmando o papel da escola como espaço de preservação das raízes culturais. Conforme destacou João Folha, secretário de Educação de Maceió, as celebrações foram “oportunidades de aprendizagem, de valorização da cultura nordestina, do fortalecimento da identidade dos nossos estudantes e da aproximação entre escola, família e comunidade”.
Imersão cultural e aprendizado no contraturno
No Instituto Desenvolv, no Village Campestre, o projeto “Nos Trilhos do Cordel: Um Arraiá Cultural” culminou as celebrações juninas. Realizada pelo programa Mais Pela Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a iniciativa atende estudantes no contraturno e proporcionou momentos de integração e aprendizado sobre a cultura nordestina.
Estudantes como Laura Galvão, 11 anos, e Alice Gabriele, 10 anos, compartilharam a alegria e a emoção de participar das apresentações. “Fiquei muito feliz por participar. Na hora de apresentar fiquei nervosa, mas também foi muito legal. Durante os ensaios a gente se divertiu bastante, aprendeu a coreografia juntos e foi uma experiência muito especial”, contou Laura. Alice Gabriele ressaltou a animação do evento e a oportunidade de celebrar as tradições juninas com os colegas.
Resgate cultural e ancestralidade na Ejai
Na Escola Municipal Dom Miguel Fenellon Câmara, no bairro do Petrópolis, os festejos juninos foram ampliados para o debate sobre a valorização das raízes culturais e ancestralidades com turmas da Ejai. O projeto “Eu Amo Maceió” promove ações voltadas ao reconhecimento da história local e das contribuições dos povos originários para a cultura brasileira.
A programação incluiu a exibição de um documentário sobre a ancestralidade indígena, fortalecendo o contato dos estudantes com manifestações culturais importantes para a história de Alagoas e do Brasil. A diretora escolar, Eudymar Floriano, explicou que a proposta busca aproximar os estudantes de suas origens por meio de experiências culturais significativas.
Feira gastronômica e integração familiar no CMEI
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Martha Célia de Vasconcellos Bernardes, na Cidade Universitária, realizou uma celebração junina com apresentações culturais, brincadeiras e uma feira gastronômica. A organização contou com a participação ativa das famílias dos estudantes, transformando o CMEI em um espaço acolhedor e de grande integração.
A diretora Vera Lúcia enfatizou que o sucesso da programação se deve ao envolvimento da comunidade escolar. “Nós contamos com a presença dos pais que abraçam sempre as nossas atividades”, disse. As ações fortalecem os laços entre família e escola, além de proporcionarem vivências culturais importantes para o desenvolvimento infantil.
Inclusão e acolhimento marcam São João especial
No Centro de Atendimento Educacional Especializado Genilda Porto, em parceria com a rede pública municipal de ensino, o São João foi sinônimo de confraternização, inclusão e acolhimento. A programação buscou garantir a participação de todos os estudantes nas principais manifestações culturais do período junino.
A coordenadora administrativa Rose Araújo ressaltou a importância da iniciativa: “Estamos em uma tarde festiva, onde os nossos estudantes estão aqui para celebrar este mês tão especial. É um momento de muita alegria, confraternização, acolhimento e inclusão”, concluiu, destacando o valor da celebração para os atendidos pela instituição.
Matéria produzida pela redação jornalística especializada do portal, com base em fontes verificadas e dados oficiais.