Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
A comunidade quilombola Serra da Mandioca, em Dois Riachos, celebrou nesta semana a entrega das oito primeiras unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida Rural. A cerimônia contou com a presença do governador em exercício Ronaldo Lessa, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, lideranças locais e representantes quilombolas.
O programa do Governo Federal garante moradia digna a famílias que vivem em áreas rurais, como agricultores familiares e comunidades tradicionais, oferecendo subsídios para construção ou reforma. As novas casas possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. “Não é presente, é conquista. Essas oito casas vão se transformar em cinquenta e mudar a vida das famílias”, destacou Lessa.
Durante a visita, a Seades mapeou demandas sociais da comunidade, que abriga 644 pessoas. Foram identificadas 17 famílias sem CPF, impedindo o acesso ao Bolsa Família, e 165 moradores sem coleta de lixo, situação que será solucionada em parceria com a prefeitura. “Seguimos trabalhando para garantir dignidade e inclusão”, afirmou Kátia Born.
As moradias integram o Conjunto Estefânia Dias do Nascimento, homenagem a uma importante liderança local já falecida. O presidente da associação, Edivânio Dias, emocionou-se ao lembrar a mãe: “Ela lutou muito pela valorização do povo quilombola e pela conquista da moradia digna”.