Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Entre julho de 2024 e julho de 2025, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) se consolidou como o segundo serviço mais procurado por pais e responsáveis de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos nas Centrais Já!. O dado integra o levantamento JÁ! em Números, lançado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) para analisar a demanda e a eficiência do atendimento ao cidadão.
O crescimento da procura impulsionou mudanças na estrutura de atendimento. Um exemplo é a unidade do Maceió Shopping, em Mangabeiras, que inaugurou, em março de 2024, uma sala exclusiva para pessoas autistas e com deficiência. O espaço, fruto de parceria entre Seplag, Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e Instituto de Identificação, oferece recursos como abafadores de ruído, ambiente reservado, atendimento individualizado e equipe capacitada. Em pouco mais de um ano, já foram realizados mais de 210 atendimentos especializados.
A iniciativa tem gerado satisfação entre usuários. A deficiente auditiva Viviany Batista renovou sua Carteira de Identidade Nacional (CIN) na sala PcD e destacou o acolhimento recebido: “Com esse documento, posso ter meus direitos acessados com mais facilidade. Sempre indico o JÁ! para esse tipo de atendimento”, afirmou.
Segundo a Seplag, de julho de 2024 a julho de 2025, as 11 unidades das Centrais Já! realizaram mais de meio milhão de atendimentos, sendo a emissão da CIN o serviço mais solicitado, responsável por 42,8% da demanda. As unidades do Maceió Shopping e do Benedito Bentes lideram o ranking de atendimentos no estado, concentrando, junto com outras duas da capital, 66% do total. O levantamento também aponta que o tempo médio de espera é de 13 minutos, reforçando a agilidade do serviço.