23.7 C
Maceió
segunda-feira, julho 28, 2025

Projeto ‘Raiadinhos’, da PM-AL, transforma vidas com artes marciais e inclusão social em Maceió

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

Com aulas gratuitas de Jiu-Jitsu e Taekwondo, o projeto social Raiadinhos, da Polícia Militar de Alagoas, tem promovido disciplina, autoestima e inclusão social entre crianças e adolescentes da capital alagoana. A iniciativa, criada pelo Batalhão Rotam em 2022, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e já se tornou referência em ações de prevenção e cidadania.

O projeto atende principalmente alunos de comunidades carentes, escolas públicas e filhos de militares, com treinos realizados no contraturno escolar. As aulas são ministradas por militares voluntários, como os sargentos Antônio Malta e Wistefânio Mota, que veem na arte marcial uma ferramenta de transformação. “Eles melhoram o comportamento, aprendem a respeitar e até conquistam medalhas em competições”, destaca Malta.

Mais do que esportes, o Raiadinhos oferece acolhimento e superação. É o caso de Guilherme, de 9 anos, que tem uma deficiência física e encontra no tatame a força para vencer o bullying e os desafios. Já o adolescente Andrik, morador da periferia de Maceió, afirma que o projeto mudou sua vida: “Aprendi a ter disciplina e a lidar com os problemas de forma mais madura”, contou.

A iniciativa também impacta famílias inteiras. O sargento Fabrício de Carvalho, pai de dois alunos do projeto, reforça os benefícios. “Aqui, eles aprendem a se defender, a respeitar os outros e a desenvolver o corpo e a mente, mesmo com limitações físicas.”

Diante dos resultados positivos, a SSP planeja ampliar o projeto, com mais investimentos e parcerias. “Queremos atender ainda mais crianças, com mais qualidade e estrutura”, afirmou o assessor Alexandre Galvão. O secretário Flávio Saraiva garantiu o reforço de recursos para o Raiadinhos e outros programas como o Proerd, fortalecendo o papel social das forças de segurança.

As inscrições seguem abertas, e os interessados devem procurar a sede da Rotam, no bairro do Farol, em Maceió.

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias