20.7 C
Maceió
quinta-feira, agosto 14, 2025

SSP conclui curso inédito de operações integradas contra crimes violentos ao patrimônio em Alagoas

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) concluiu, nesta semana, a primeira edição do Curso de Operações Policiais Integradas contra Crimes Violentos ao Patrimônio (COPI-CVPs), capacitando 45 profissionais das forças de segurança em Alagoas. A qualificação, realizada entre os dias 04 e 08 de agosto, na Academia do Corpo de Bombeiros Militar, em Arapiraca, teve como foco o enfrentamento de ações criminosas nas modalidades conhecidas como “Novo Cangaço” e “Domínio de Cidades”.

Com 50 horas de carga horária intensiva, o curso combinou teoria e prática, permitindo aos participantes uma imersão completa em técnicas operacionais, análise criminal, planejamento tático e uso de tecnologia. O treinamento envolveu profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Científica e contou com apoio de unidades especializadas como o Bope, Copes e o 3º BPM, além da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Arapiraca.

Durante o curso, os agentes participaram de simulações realistas, como tentativa de assalto a carro-forte, sequestro de gerente bancário e captura de suspeitos, replicando situações enfrentadas em ações de grande impacto.

Para o chefe especial de Inteligência da SSP, coronel Raumário Jerônimo, a capacitação representa uma mudança de paradigma. “Trabalhamos desde o estudo histórico dos CVPs até a execução de operações práticas, garantindo um preparo completo para situações de alta complexidade”, afirmou.

Segundo o secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública, Patrick Madeiro, um dos objetivos centrais foi a padronização dos protocolos de atendimento a ocorrências envolvendo crimes contra o patrimônio, além do uso estratégico de ferramentas de inteligência e integração entre instituições.

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou o pioneirismo da iniciativa: “Em um cenário nacional cada vez mais desafiador, Alagoas mostra que é possível atuar de forma integrada e estratégica. O COPI-CVPs, somado ao nosso Plano de Defesa, coloca o estado como referência no combate a crimes violentos”, disse.

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias