Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
O estado de Alagoas deu um passo pioneiro na proteção digital, ao firmar nesta quarta-feira (13) uma parceria inédita com a Ofcom, agência reguladora do Reino Unido responsável pela segurança online. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Comunicação (Secom), marca a primeira cooperação binacional do Brasil voltada à comunicação digital e proteção do cidadão na internet.
A reunião, realizada em Londres, contou com a presença do secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, e do secretário-executivo de Relações Federativas e Internacionais, Raul Manso. No encontro, foram definidos dois focos principais: proteger crianças e adolescentes na internet e combater a desinformação em plataformas digitais.
Durante a apresentação, Palhares destacou o Núcleo de Integridade da Informação de Alagoas, primeiro da América Latina e referência nacional no enfrentamento à desinformação. “Queremos transformar Alagoas no estado mais preparado do Brasil para lidar com crimes virtuais e educação midiática”, afirmou.
Representantes da Ofcom, como Rowena Burke e Sarah Eagan, reforçaram a prioridade da proteção digital da infância no Reino Unido. A expectativa é que as ações conjuntas comecem já em outubro, com a visita de uma comitiva britânica a Maceió. Também será elaborado um plano de trabalho com cronograma, visitas técnicas e intercâmbio de metodologias e tecnologias.
O acordo contará ainda com apoio transversal de outras secretarias, como a Secretaria da Primeira Infância, Segurança Pública e Relações Federativas e Internacionais, além de universidades e órgãos do Judiciário e Legislativo.
Com a experiência da Ofcom, que aplica a Lei de Segurança Online do Reino Unido (Online Safety Act), Alagoas poderá adaptar boas práticas internacionais para sua realidade, criando políticas mais eficazes para proteger crianças, combater abusos, golpes e desinformação, especialmente nas áreas da saúde, segurança e defesa das mulheres.