23.7 C
Maceió
sábado, agosto 16, 2025

Samu treina equipe aérea para salvar vidas de bebês e crianças em emergências

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento de urgência e emergência a bebês e crianças, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu, nesta quinta-feira (14), a terceira edição do Curso de Manejo de Via Aérea Pediátrica Avançada no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel. A capacitação ocorreu no hangar da Fazenda Volta d’Água, em Marechal Deodoro, e foi voltada a médicos e enfermeiros que atuam no Departamento Estadual de Aviação (DEA).

A formação, conduzida pelo Núcleo de Educação Permanente (Nep) do Samu Maceió e ministrada pela médica neonatologista Crisandra Fonseca, abordou técnicas essenciais para o atendimento de crianças de até 12 anos, especialmente em situações de obstrução de vias aéreas e eventos críticos durante o transporte aéreo.

Entre os conteúdos, os profissionais foram treinados para reconhecer sinais de obstrução, utilizar equipamentos adequados como diferentes tipos de ambu, e aplicar protocolos atualizados de suporte avançado de vida pediátrico, em cenários que exigem resposta imediata.

A capacitação prática e teórica incluiu simulações realistas de emergência, contribuindo para que as equipes estejam ainda mais preparadas para salvar vidas. “Investir em conhecimento é investir em salvar mais vidas. Quanto mais capacitados estivermos, maior será a chance de um atendimento seguro e eficaz”, destacou a coordenadora-geral do Samu Maceió, Beatriz Santana.

A coordenadora do Programa Salva Mais, Elaine Monteiro, também participou da formação e destacou a importância do treinamento contínuo. “O cuidado com crianças exige preparo técnico e emocional. O curso nos dá mais segurança para agir corretamente nas situações de maior risco.”

O curso é oferecido em turmas de até 15 profissionais, visando melhor aproveitamento e aprofundamento dos conteúdos. Interessados em participar das próximas turmas podem entrar em contato pelo telefone (82) 3315-1168 ou pelo e-mail [email protected].

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, iniciativas como essa fortalecem a rede de urgência pediátrica de Alagoas. “Cada criança atendida com eficiência e segurança é uma vitória do nosso sistema de saúde”, afirmou.

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias