Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Na Pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, crianças internadas estão descobrindo que cozinhar pode ser divertido, saudável e saboroso. A Oficina de Culinária, promovida pelo Serviço de Nutrição e Dietética, apresenta receitas práticas e acessíveis para serem reproduzidas em casa, incentivando hábitos alimentares mais equilibrados e a participação da família no preparo das refeições.
Na edição mais recente, o cardápio trouxe a “Torta Super-Frango”, preparada com apoio de nutricionistas e estudantes. Durante a atividade, os ingredientes foram apresentados e explicados, reforçando a importância de uma dieta balanceada e longe de ultraprocessados. “Mostramos que cozinhar pode ser prazeroso, desde que com supervisão de um adulto responsável”, destacou a nutricionista Rosemary Caldas.
Os pequenos participaram de todas as etapas seguras do preparo — desde refogar frango e legumes até misturar a massa. A ação também reforçou os benefícios nutricionais dos alimentos utilizados, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais, essenciais para o crescimento e fortalecimento do sistema imunológico.
Além de estimular a alimentação saudável, a oficina busca fortalecer o vínculo familiar e orientar pais e responsáveis sobre a importância de serem exemplo, evitando o consumo excessivo de frituras, bebidas açucaradas e produtos industrializados. A iniciativa segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o ambiente familiar é determinante nos hábitos alimentares infantis.