Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Celebrado nesta sexta-feira (25), o Dia Mundial de Prevenção de Afogamentos reforça a importância da conscientização e das ações educativas para reduzir os riscos em ambientes aquáticos. Em Alagoas, o trabalho constante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL), por meio do Batalhão de Salvamento Aquático, tem feito a diferença na preservação de vidas em todo o estado.
Até junho de 2025, os bombeiros realizaram mais de 115 mil ações preventivas nos 16 postos de guarda-vidas distribuídos em praias, rios e lagoas alagoanas. Esse número representa cerca de 60% das ações de prevenção de todo o ano de 2024, que somaram mais de 193 mil abordagens com banhistas e turistas.
As ações incluem sinalização de áreas perigosas, distribuição de pulseiras de identificação para crianças, orientações presenciais e monitoramento constante, principalmente nos períodos de alta temporada, como janeiro, fevereiro, novembro e dezembro, quando o fluxo de visitantes nas áreas aquáticas cresce significativamente.
Entre as iniciativas de destaque, está o Projeto Golfinho, voltado para educar crianças sobre segurança aquática, primeiros socorros, esportes e preservação ambiental. O projeto ajuda desde cedo a formar uma cultura de prevenção, com foco na responsabilidade e no autocuidado.
Para o 2º sargento Guimarães, guarda-vidas do CBMAL, o desafio maior ainda é a imprudência e a falta de conhecimento. “Muitas mortes poderiam ser evitadas se as pessoas seguissem as orientações e respeitassem os sinais. Prevenir é salvar. Educar é evitar que o pior aconteça”, afirmou.
O sargento reforça dicas simples, mas cruciais: não deixar crianças sozinhas, escolher locais com guarda-vidas, aprender noções básicas de primeiros socorros e, em caso de emergência, manter a calma, flutuar e acenar por ajuda.
Com foco em educação, estrutura e presença em campo, o Corpo de Bombeiros de Alagoas reforça seu compromisso de salvar vidas não apenas em emergências, mas através da prevenção diária.