Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Entre os dias 15 e 17 de maio, a Unidade Educacional da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Penedo, será palco do 1º Encontro dos Grupos Observando os Rios – Alagoas. O evento, que promete ser um marco para a conservação hídrica no estado, reunirá voluntários, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas em torno de uma causa comum: a proteção dos recursos hídricos.
Organizado pelo Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC), com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, Projeto Meros do Brasil e Secretaria do Meio Ambiente de Penedo, o encontro busca fortalecer a atuação coletiva e incentivar a participação da sociedade na conservação dos rios. Durante os três dias de programação, o público poderá participar de palestras, rodas de conversa e encontros estratégicos para troca de experiências.
Segundo o professor Cláudio Sampaio, um dos idealizadores do evento, o projeto Observando Rios — que integra ações de extensão da Ufal — tem sido fundamental no monitoramento da qualidade da água em rios de Alagoas e Sergipe, envolvendo estudantes dos cursos de Engenharia de Pesca, Biologia e comunidades escolares. “É um momento histórico que celebra dez anos de dedicação e amplia as perspectivas de mobilização em defesa das águas alagoanas”, destacou o docente.
A programação começa na quinta-feira (15), às 19h, com a palestra “O Mero: o guardião das águas”, ministrada por Tiago Albuquerque, do Projeto Meros do Brasil. Na sexta (16), às 19h, acontece a roda de conversa “Projeto Observando os Rios como ferramenta de mobilização e informação”, com César Pegoraro, da Fundação SOS Mata Atlântica. O encerramento, no sábado (17), ocorrerá na Casa da Aposentadoria, com reuniões dos grupos, apresentação de resultados e articulações para ações futuras.
[…] Fonte: Gazeta Nordestina […]