22.7 C
Maceió
quarta-feira, agosto 20, 2025

Aposentado sofre AVC na calçada de casa e tem vida salva por equipe do HGE: programa “AVC Dá Sinais” foi decisivo

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

O aposentado Severino Ferreira da Silva, de 78 anos, teve a vida salva após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) enquanto estava sentado na calçada de sua casa, no bairro Chã de Bebedouro, em Maceió. Graças à rápida identificação dos sintomas pela filha e ao atendimento no Hospital Geral do Estado (HGE), ele recebeu o tratamento necessário e segue em recuperação com suporte da Unidade de AVC da unidade hospitalar.

O caso aconteceu de forma inesperada. Severino, que é hipertenso e usa marca-passo, começou a apresentar fala embolada e paralisia do lado direito do corpo. A filha, Semivania Gouveia, reconheceu os sinais e o levou imediatamente à UPA, que acionou o protocolo do programa “AVC Dá Sinais”, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Segundo a neurologista Kirsten Melo, do HGE, o paciente foi diagnosticado com AVC isquêmico e rapidamente passou por tomografia de crânio, que identificou a lesão cerebral. Ele foi internado na Unidade de AVC, onde passou por monitoramento intensivo, reabilitação precoce e avaliação contínua para evitar sequelas.

“Ele chegou com perda total de força no lado direito. O caso foi identificado via aplicativo Join, que integra os profissionais de saúde envolvidos no atendimento inicial ao especialista neurológico, agilizando a resposta ao AVC. O tempo de atendimento fez toda a diferença na recuperação do paciente”, explicou a médica.

Para Severino, a gratidão é o sentimento mais forte. “Eu venci, graças a Deus! E com a ajuda de todos do HGE”, afirmou, ainda emocionado. A filha, que perdeu a avó por um AVC há mais de dez anos, reforçou a importância de centros especializados como o do HGE: “A diferença no acolhimento e no tratamento do meu pai foi impressionante”.

O AVC é uma das principais causas de morte no Brasil, e o atendimento rápido é essencial. Os principais sintomas incluem:

  • Boca torta

  • Fraqueza ou dormência em um lado do corpo

  • Dificuldade para falar ou entender

  • Visão embaçada ou alteração súbita

  • Dor de cabeça intensa e súbita

  • Tontura ou dificuldade de equilíbrio

Em caso de suspeita, a recomendação é acionar o Samu (192) imediatamente.

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias