Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Nos dias 2 e 3 de setembro, o Centro de Convenções de Maceió, no bairro de Jaraguá, será palco da 7ª Conferência Estadual das Cidades de Alagoas, evento promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). O encontro reunirá delegações de 18 municípios alagoanos para debater e aprovar propostas de desenvolvimento urbano que serão levadas à conferência nacional, prevista para outubro, em Brasília.
Durante o processo preparatório, 254 delegados foram eleitos nas etapas municipais — sendo 153 titulares e 101 suplentes — com representatividade de seis segmentos sociais: poder público, movimentos populares, setor empresarial, sindicatos, ONGs e entidades acadêmicas. O objetivo principal será a aprovação de até 20 propostas prioritárias e a escolha de 45 representantes de Alagoas para a conferência nacional.
Segundo a professora Regina Lins, coordenadora técnica da conferência, os debates serão organizados em três grandes eixos:
-
Habitação, saneamento e mobilidade urbana
-
Gestão e financiamento urbano
-
Temas transversais, como sustentabilidade, emergências climáticas e segurança pública
A secretária de Planejamento do Estado, Paula Dantas, reforça a importância do evento para alinhar as necessidades locais com as diretrizes nacionais. “Cidades sustentáveis e democráticas promovem dignidade e senso de comunidade. A conferência é um espaço fundamental para fortalecer esse diálogo e influenciar diretamente as políticas públicas nacionais”, destacou.
As propostas aprovadas serão integradas ao tema da 6ª Conferência Nacional das Cidades: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
As inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto, por meio do site oficial da Seplag.