Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) concluiu nesta sexta-feira (15) mais uma edição do Curso Básico de Inteligência (CBI), formando 72 praças como novos operadores de inteligência da corporação. A cerimônia de encerramento aconteceu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e foi presidida pelo comandante-geral coronel Paulo Amorim.
Esta foi a 7ª edição do curso, que é exclusivo para praças da PM e tem como objetivo capacitar os militares para atuarem de forma técnica e estratégica na produção e proteção de conhecimentos relevantes à segurança pública. A formação é alinhada à Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP) e foi conduzida pelas diretorias de Inteligência (DINT), Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) e pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
Durante a solenidade, a sargento da Reserva Remunerada Isabel Cristina do Nascimento foi homenageada como veterana da turma, recebendo a continência dos militares formandos em reconhecimento ao seu legado na corporação.
Capacitação estratégica
O CBI tem como finalidade padronizar os procedimentos operacionais de inteligência e atualizar os militares quanto às técnicas de produção do conhecimento, proteção da informação e contrainteligência. A matriz curricular inclui 10 disciplinas, como:
-
Fundamentos Doutrinários da Atividade de Inteligência
-
Organização de Inteligência de Segurança Pública
-
Documentos de Inteligência
-
Rotinas Operacionais
-
Produção do Conhecimento
-
Contrainteligência
A formação busca fortalecer o trabalho investigativo interno da corporação e ampliar a capacidade da PMAL em atuar de forma integrada e proativa no enfrentamento de ameaças à segurança do estado.