Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13), a deputada estadual Cibele Moura (MDB) fez um pronunciamento emocionado sobre o caso de feminicídio registrado no município de União dos Palmares, zona da Mata alagoana. A parlamentar destacou a importância da campanha Agosto Lilás, voltada à conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, e lamentou o assassinato de Vanúzia da Silva, de 48 anos, cujo corpo foi encontrado no povoado Caipe.
Segundo Cibele, Vanúzia estava desaparecida desde 2024 e teve os restos mortais encontrados após o próprio companheiro confessar o crime e indicar o local onde havia enterrado o corpo. “É uma história revoltante, pois quem ali enterrou Vanúzia foi o próprio marido. E o mais chocante é a frieza com que ele seguiu sua vida normalmente após o crime”, declarou a deputada.
De acordo com a Polícia Civil, o autor do crime passou a relatar os detalhes da morte após consumir bebidas alcoólicas. A revelação acabou sendo ouvida por diversas pessoas, até que uma delas decidiu denunciar o caso às autoridades. O corpo da vítima foi localizado e o suspeito, preso.
Em aparte, a deputada Rose Davino (PP) também se solidarizou com a fala de Cibele e criticou a banalização da violência doméstica, especialmente quando naturalizada pelas crianças dentro do ambiente familiar. “A raiz da violência está na primeira infância, e é nas escolas que devemos começar esse combate, com políticas públicas de educação e prevenção”, afirmou.
A deputada Cibele reforçou a necessidade de fortalecer a divulgação dos canais de denúncia, como o Disque 180, e de garantir proteção efetiva às mulheres vítimas de violência, especialmente no interior do estado.