27.7 C
Maceió
sábado, agosto 16, 2025

Ronda no Bairro ganha destaque nacional por acolhimento humanizado à população em situação de rua

No Maranhão, programa do Governo de Alagoas foi reconhecido pelo CNJ como referência na proteção e garantia de direitos, durante encontro que reúne representantes de todo o país.

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

O Programa Ronda no Bairro, do Governo de Alagoas, foi reconhecido como referência nacional em acolhimento humanizado durante a segunda edição do Encontro Nacional Pop Rua Jud, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em São Luís (MA). O evento, que segue até esta sexta-feira (15), reúne representantes de todo o país para debater estratégias de garantia de direitos à população em situação de rua.

Representando a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a psicóloga Áurea Vasconcelos participou do painel “Violência Estrutural e Interseccionalidades”, abordando temas como racismo, desigualdade social, saúde mental e gênero. Na manhã desta sexta, Áurea apresentou o Ronda no Bairro como case de boas práticas, no auditório do Tribunal de Justiça do Maranhão.

“O Ronda no Bairro é um exemplo de relação de confiança e atenção humanizada nas abordagens. Sempre o citamos como modelo a ser seguido”, afirmou Rafaelly Machado, coordenadora nacional do Movimento da População de Rua em Alagoas.

Desde sua criação, o Ronda no Bairro tem se destacado pela abordagem humanizada e multidisciplinar, promovendo o acolhimento e o encaminhamento adequado de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A atuação do programa envolve psicólogos, assistentes sociais e agentes de segurança treinados para oferecer atendimento com empatia, respeitando os direitos e a dignidade dos atendidos.

A abertura do encontro ocorreu na noite de quarta-feira (13), na Fundação da Memória Republicana Brasileira, com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, e mais de 400 autoridades do sistema de Justiça, além de lideranças do movimento da população em situação de rua.

Com o tema “Justiça Emancipatória e Liberdades Substantivas”, o evento reforça a necessidade de políticas públicas integradas e sensíveis à realidade das ruas, colocando o Ronda no Bairro como exemplo de atuação efetiva e replicável em outros estados.

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias