22.7 C
Maceió
sábado, agosto 16, 2025

Com apoio do Governo de Alagoas, João Victor Regis lança livro infantil sobre identidade e cultura popular

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

O escritor alagoano João Victor Regis lança, neste domingo (17), às 16h, o livro O Chapéu de Alecrim, no Centro de Tecnologia e Inovação do Jaraguá, em Maceió. A obra infantil, realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), celebra a identidade negra, o pertencimento e a cultura popular alagoana, especialmente o Guerreiro Alagoano.

Na narrativa, o personagem Alecrim se prepara para participar do auto do Guerreiro na escola, mas enfrenta a dúvida: seu cabelo cacheado, volumoso, caberá no chapéu do figurino? A história, inspirada em vivências reais do autor, aborda temas como racismo, autoestima e ancestralidade de forma leve e sensível para o público infantil, promovendo representatividade desde a infância.

“O chapéu passou a simbolizar memória, raiz, orgulho… carregando histórias, cheiros, vozes, como nossos avós faziam com seus saberes”, explicou João Victor, que também é ator, advogado e ativista dos Direitos Humanos.

O livro integra as ações da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) para fomentar produções culturais que dialogam com a diversidade, a educação e a valorização da cultura local.

Segundo a secretária Mellina Freitas, a obra representa mais que literatura: “O Chapéu de Alecrim mostra que nossas crianças têm o direito de se ver e se reconhecer nas histórias, fortalecendo o orgulho de ser alagoano”.

Programação e acesso

O evento de lançamento será gratuito e aberto ao público, e contará com apresentações culturais do Coretfal, de Cacá e Carmô Regis, e do Grupo de Teatro Sementes do Vale, reforçando a proposta do autor de reunir arte, identidade e afeto em um só espaço.

Sobre o autor

Natural de Alagoas, João Victor Regis publicou seu primeiro livro infantil aos 12 anos e desde então tem uma produção marcada pelo compromisso com a transformação social. É autor de obras como A Coroa do Pequeno Imperador (2013), Onde Está a Outra Parte da Lua?! (2015) e Bumbá: o Boizinho que Adorava Dançar (2025).

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias