28.7 C
Maceió
quarta-feira, agosto 13, 2025

Alagoas sedia Seminário Nacional da Atenção Primária promovido pelo Ministério da Saúde

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

Alagoas foi escolhida como sede do “Seminário da Atenção Primária à Saúde nos Territórios: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado”, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O evento teve início nesta terça-feira (12) e segue até quarta (13), no Hotel Atlantic Suítes, em Ponta Verde, Maceió.

O seminário reúne gestores e profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos e faz parte de um circuito nacional de 27 encontros, que percorre todas as unidades federativas até novembro. A programação inclui palestras, mesas-redondas e apresentação de experiências exitosas em Atenção Primária, com foco na melhoria da qualidade do cuidado oferecido no primeiro nível de atenção à saúde.

Temas como gestão do e-SUS, uso do Siaps e boas práticas em saúde da mulher, criança, idoso e saúde bucal foram abordados, promovendo o intercâmbio de experiências entre os municípios. O objetivo é fortalecer a gestão local, ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e otimizar indicadores.

A superintendente de Atenção Primária da Sesau, Karine Omena, destacou a importância do encontro para os municípios. “Estamos recebendo um apoio essencial do Ministério da Saúde, discutindo práticas, indicadores e estratégias para melhorar a saúde pública em todo o estado”, afirmou.

O secretário adjunto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Ilano Barreto, reforçou que o seminário busca promover uma construção conjunta entre União, estados e municípios. “Queremos estimular práticas que impactem positivamente o dia a dia das equipes de Saúde da Família e, consequentemente, a vida da população”, disse.

Já a gerente de Atenção Primária da Sesau, Krisna Rocha, ressaltou que a nova portaria do Ministério da Saúde traz componentes de indução para boas práticas, como linhas de cuidado específicas e estratégias de cofinanciamento federal, tema de grande interesse entre os gestores locais.

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias