22.7 C
Maceió
domingo, agosto 10, 2025

Artistas alagoanas disputam final do Prêmio Pipa, um dos maiores reconhecimentos da arte contemporânea no Brasil

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

O talento alagoano está em evidência na 16ª edição do Prêmio Pipa, considerado um dos mais importantes da arte contemporânea brasileira. As artistas visuais Bruca Teixeira e Lyara Cavalcante foram selecionadas como finalistas e concorrem à premiação, que segue com votação online aberta até esta sexta-feira (8).

Criado em 2010 pelo Instituto Pipa, o prêmio busca incentivar a produção artística no país, valorizar trajetórias em ascensão e estimular o diálogo entre diferentes linguagens, como pintura, fotografia, vídeo, instalação e performance.

Bruca Teixeira, artista, cineasta e pesquisadora, desenvolve trabalhos que transitam entre imagens em movimento, tecnologias digitais e experimentações plásticas. Sua produção recente explora o corpo transmasculino, identidade e ativismo, a partir de experiências pessoais.

Lyara Cavalcante tem a madeira como principal matéria-prima, criando esculturas e instalações multimídia que dialogam com memórias coletivas e individuais, explorando transformações e novas possibilidades entre corpo e matéria.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a presença de duas alagoanas entre os finalistas representa um marco. “Bruca e Lyara traduzem, cada uma à sua maneira, a força criativa e a diversidade de narrativas que fazem de Alagoas um território fértil para a arte”, destacou.

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias