Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
O talento alagoano está em evidência na 16ª edição do Prêmio Pipa, considerado um dos mais importantes da arte contemporânea brasileira. As artistas visuais Bruca Teixeira e Lyara Cavalcante foram selecionadas como finalistas e concorrem à premiação, que segue com votação online aberta até esta sexta-feira (8).
Criado em 2010 pelo Instituto Pipa, o prêmio busca incentivar a produção artística no país, valorizar trajetórias em ascensão e estimular o diálogo entre diferentes linguagens, como pintura, fotografia, vídeo, instalação e performance.
Bruca Teixeira, artista, cineasta e pesquisadora, desenvolve trabalhos que transitam entre imagens em movimento, tecnologias digitais e experimentações plásticas. Sua produção recente explora o corpo transmasculino, identidade e ativismo, a partir de experiências pessoais.
Lyara Cavalcante tem a madeira como principal matéria-prima, criando esculturas e instalações multimídia que dialogam com memórias coletivas e individuais, explorando transformações e novas possibilidades entre corpo e matéria.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a presença de duas alagoanas entre os finalistas representa um marco. “Bruca e Lyara traduzem, cada uma à sua maneira, a força criativa e a diversidade de narrativas que fazem de Alagoas um território fértil para a arte”, destacou.