Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
O novo sistema de agendamento das Centrais Já!, vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), completou um ano de funcionamento com resultados positivos no acesso da população aos serviços públicos. Criado para corrigir falhas antigas e democratizar o atendimento, o modelo trouxe inovações como a liberação aleatória de vagas, que dificultou a ação de robôs e agendamentos múltiplos, garantindo mais equidade.
Segundo a secretária da Seplag, Paula Dantas, a modernização é prioridade da gestão. “Monitoramos o sistema de forma contínua, corrigindo falhas e garantindo praticidade e agilidade para os cidadãos”, afirmou. Desde a mudança, o número de vagas diárias para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) saltou de 500 para mais de 800, sem ampliar a estrutura física. O controle contra fraudes também ficou mais rigoroso, com bloqueio de milhares de cadastros e IPs suspeitos.
O idealizador das Centrais Já!, atual vice-governador Ronaldo Lessa, lembrou que a proposta nasceu para reunir diversos serviços num só espaço, facilitando o acesso da população. Antes do novo sistema, problemas como cadastros duplicados, uso indevido de CPFs e sobrecarga no horário de abertura das vagas dificultavam o agendamento. Agora, com horários de liberação variados, o fluxo de marcações é mais justo.
A modernização também permitiu a criação do painel “Já! em Números”, que apresenta dados em tempo real sobre a demanda e perfil dos usuários, além do fortalecimento dos canais de ouvidoria. A Seplag mantém visitas às unidades para colher feedbacks e aplicar melhorias contínuas, reforçando o compromisso com um atendimento público mais eficiente e transparente.