Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
O governador em exercício de Alagoas, Ronaldo Lessa, cumpriu uma série de agendas estratégicas em Brasília nesta terça-feira (5), onde participou de reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os encontros ocorreram durante a 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Conselhão) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Lessa representou o governador Paulo Dantas e destacou os avanços no combate à fome, o enfrentamento aos impactos do tarifaço dos Estados Unidos e a importância das novas políticas públicas federais para o desenvolvimento de Alagoas. Entre as novidades, anunciou a vinda de Geraldo Alckmin e da primeira-dama Janja Lula da Silva ao estado, em datas a serem confirmadas ainda este mês.
Durante a plenária, o presidente Lula reafirmou a posição contrária do Brasil à tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos nacionais. Graças à negociação do governo federal, 694 produtos foram retirados da lista, o que representa 43% do valor exportado em 2024. No entanto, produtos estratégicos para Alagoas, como o açúcar, ainda permanecem afetados. “Estamos trabalhando com o Governo Federal para minimizar os impactos, principalmente para os pequenos produtores, que precisarão de apoio para se manterem competitivos”, afirmou Lessa.
Na ocasião, também foram apresentados decretos importantes, como a Política Nacional da Primeira Infância, voltada para crianças de 0 a 6 anos, e o Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica (PAC 2030), com previsão de R$ 430 bilhões para projetos sustentáveis, incluindo energias renováveis e bioeconomia.
Além das discussões no Palácio do Planalto, Lessa se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar de projetos de infraestrutura prioritários para Alagoas. O governador em exercício também sinalizou que está sendo alinhado o momento oportuno para uma visita do presidente Lula ao estado.
“Alagoas está sendo ouvida e considerada nas grandes decisões do país. Essa proximidade com o Governo Federal vai trazer investimentos, projetos estruturantes e fortalecimento de políticas sociais para o nosso povo”, reforçou Ronaldo Lessa.