Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Com foco na conscientização sobre maus-tratos e cuidados com os animais, a Polícia Civil de Alagoas (PCAL) promoveu, nesta quarta-feira (6), uma palestra educativa na Escola Estadual Campos Teixeira, no bairro do Farol, em Maceió. A ação foi organizada pela Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal (DCAPA) e contou com a presença do delegado Robervaldo Davino, titular da unidade especializada.
Voltada a estudantes do ensino médio, a atividade contou com apoio do Grupo de Pesquisa em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo foi orientar os adolescentes sobre boas práticas no cuidado com os animais, além de abordar os aspectos legais que envolvem os crimes de maus-tratos.
Durante a palestra, o delegado explicou o que configura maus-tratos, como a falta de alimentação adequada, negligência em cuidados veterinários e a privação de exercícios físicos, além de apresentar casos reais e esclarecer como funciona a atuação da Polícia Civil em ocorrências dessa natureza. “As penalidades para quem comete esse tipo de crime podem chegar a cinco anos de reclusão”, destacou Robervaldo Davino.
A equipe da DCAPA também exibiu estatísticas de ocorrências registradas em Maceió e tirou dúvidas dos estudantes sobre procedimentos de denúncia e investigação, reforçando a importância da educação como ferramenta de prevenção aos crimes ambientais.