Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Governo de Alagoas, por meio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), marcou presença na abertura da 52ª edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP), realizada nesta quarta-feira (6), em Brasília. O evento é considerado o maior do Brasil no setor de tecnologia para a administração pública e reúne as principais lideranças políticas e tecnológicas do país.
Com uma atuação estratégica e inovadora, Alagoas vem se consolidando como referência nacional em políticas digitais. Representando o estado, o diretor-presidente do Itec, Christiano Mendonça — que também é vice-presidente de Gestão da Abep-TIC — foi um dos destaques da cerimônia, ao entregar ao estado do Piauí o prêmio de 3º lugar na dimensão Inovação na Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), iniciativa que estimula a modernização da gestão pública nos estados brasileiros.
Durante o SECOP 2025, Alagoas participa de agendas importantes, como reuniões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial, ampliando as articulações para o fortalecimento de políticas públicas digitais sustentáveis, inclusivas e centradas no cidadão.
“O governo de Paulo Dantas tem trabalhado de forma estratégica para posicionar Alagoas como um estado mais digital, transparente e eficiente, contribuindo ativamente para o avanço tecnológico do Brasil”, afirmou Christiano Mendonça.
A cerimônia de abertura contou ainda com a presença de nomes de peso, como o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, os governadores Eduardo Leite (RS), Cláudio Castro (RJ), Rafael Fonteles (PI), e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Junior. Também participaram representantes de entidades de tecnologia como Francisco Barbosa (ABEP-TIC), Luiz Fernando Záchia (PROCERGS/RS) e Samuel Nascimento (Consad).
Com programação até esta quinta-feira (7), o SECOP 2025 se reafirma como espaço essencial para a troca de experiências, cooperação entre estados e valorização das melhores práticas em inovação no setor público — e Alagoas segue protagonista dessa transformação.