22.7 C
Maceió
quarta-feira, agosto 6, 2025

Especialista do Hospital da Criança orienta quando procurar o reumatologista pediátrico em Alagoas

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

Com mais de 20 especialidades disponíveis, o Hospital da Criança de Alagoas (HCA), localizado no bairro do Jacintinho, em Maceió, oferece atendimento em reumatologia pediátrica, área essencial para o diagnóstico e tratamento de doenças do sistema musculoesquelético e autoimunes em crianças. A médica Clarissa Valões, especialista do HCA, explicou em quais situações os pais devem buscar este atendimento especializado.

Segundo a reumatologista, sinais como dores persistentes nas articulações, manchas na pele, sensibilidade ao toque e febre sem causa aparente por mais de dez dias são sintomas que exigem atenção e podem indicar a necessidade de consulta com o reumatologista pediátrico. “Quando a criança apresenta inchaço nas juntas, dificuldade de caminhar ao acordar (rigidez matinal) ou alterações em exames laboratoriais, como FAN e fator reumatóide, é fundamental procurar o especialista”, destacou Valões.

Além das doenças articulares, a reumatologia pediátrica também é responsável pelo diagnóstico de doenças autoimunes, como lúpus, síndrome de Kawasaki, artrite reumatoide juvenil, vitiligo e tireoidite de Hashimoto. Casos de filhos de mães com doenças autoimunes também são acompanhados pela especialidade para prevenir ou diagnosticar possíveis complicações precoces.

O atendimento em reumatologia no HCA é realizado mediante encaminhamento de pediatras ou outros especialistas. As consultas devem ser agendadas através do Sistema de Regulação (Sisreg), com solicitação feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, conforme a gestão das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).

Os pais devem ficar atentos a sintomas persistentes e buscar orientação médica o quanto antes para garantir um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, evitando complicações mais graves.

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias