23.7 C
Maceió
sábado, agosto 2, 2025

Criança de 3 anos é resgatada após afogamento em Paripueira e transferida de helicóptero para o HGE

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

Uma criança de três anos foi resgatada com vida após sofrer um afogamento em uma piscina no município de Paripueira, Litoral Norte de Alagoas, na manhã desta sexta-feira (1º). A menina foi atendida inicialmente no Pronto Atendimento Municipal (PAM) da cidade e, devido à gravidade do quadro, precisou ser transferida de helicóptero ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vítima foi encontrada pela família no fundo da piscina e socorrida às pressas para o PAM, onde passou por procedimentos de reanimação. Com o agravamento da situação clínica, foi acionado o helicóptero Falcão 05, que realizou a transferência aérea até a capital alagoana. Durante o trajeto, a equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) realizou a intubação e estabilização da criança.

O resgate bem-sucedido só foi possível graças à atuação integrada do Programa Salva Mais, coordenado pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA), em parceria com o Samu e o Corpo de Bombeiros. A tenente-coronel Elaine Monteiro, coordenadora do programa, destacou a importância da rápida resposta. “A sinergia entre as equipes foi essencial para garantir a vida da paciente em uma situação crítica”, afirmou. A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, também elogiou o trabalho conjunto que permitiu um atendimento ágil e eficaz.

O Samu reforça que, em casos de afogamento, é essencial agir rapidamente. A orientação é retirar a vítima da água, verificar sinais de respiração e iniciar manobras de reanimação (RCP) caso necessário, além de acionar imediatamente os números de emergência 192 (Samu) ou 193 (Bombeiros). Técnicas caseiras ou movimentos bruscos devem ser evitados, pois podem agravar o estado da vítima.

Acidentes por afogamento são silenciosos e podem acontecer em poucos segundos. Por isso, a atenção de pais e responsáveis deve ser redobrada em ambientes aquáticos. Barreiras de proteção, coletes salva-vidas e supervisão constante são medidas fundamentais para prevenir tragédias.

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias