26.7 C
Maceió
quinta-feira, julho 31, 2025

Sefaz-AL lança serviço digital para agilizar liberação de mercadorias em averiguação

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) lançou, nesta segunda-feira (28), uma nova funcionalidade digital voltada à comprovação de pagamento de mercadorias em averiguação, integrando a ferramenta à assistente virtual Nise. O objetivo é agilizar a liberação de cargas, principalmente nos casos em que o pagamento já foi efetuado, otimizando o tempo de resposta ao contribuinte.

A novidade foi desenvolvida após levantamento da Gerência de Operações de Trânsito (Geot), que identificou que 80% das contestações em Termos de Averiguação (TAs) se referiam à simples comprovação de pagamento, muitas vezes com DARs (Documentos de Arrecadação) ainda não vinculados automaticamente ao sistema.

“Esse serviço é uma resposta direta às demandas dos contribuintes. Queremos entregar mais autonomia, menos burocracia e agilidade no processo de liberação de mercadorias”, destacou Neurisnaldo Guerra, chefe de Atendimento ao Contribuinte.

Com a nova funcionalidade, o processo passa a ser semiautomatizado, e o retorno ao contribuinte é enviado em até um dia útil, sem necessidade de atendimento por chat ou presença física. A funcionalidade já está disponível 24 horas por dia, no site da Sefaz (www.sefaz.al.gov.br) ou pelo Telegram, no canal @nise_sefaz_al_bot.

Além de consultar pendências, emitir DARs e contestar termos, os usuários agora podem comprovar o pagamento diretamente pelo sistema, promovendo ganhos operacionais tanto para o Fisco quanto para os contribuintes. “Estamos entregando mais eficiência no fluxo e respostas mais rápidas para as demandas que recebemos semanalmente”, afirmou Ozias Alencar, gerente da Geot.

A ação é resultado da integração entre a Geot, a Gerência de Atendimento ao Contribuinte (GAC) e a Chefia de Atendimento (CAC1), que identificaram gargalos e propuseram melhorias baseadas nas necessidades reais dos usuários.

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias