20.7 C
Maceió
quarta-feira, julho 30, 2025

Doações de sangue em Alagoas crescem 25% no primeiro semestre de 2025, aponta Hemoal

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) registrou um crescimento de 25% nas doações voluntárias de sangue entre janeiro e junho deste ano, totalizando 20.295 doações, contra 16.246 no mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (28) pela Hemorrede Pública de Alagoas e refletem os avanços nas estratégias de mobilização e conscientização da população.

Do total, 12.601 bolsas foram coletadas nas unidades da capital — Trapiche, Via Expressa e Farol — e em ações itinerantes realizadas em Maceió, Zona da Mata, Litoral Norte e Sul, além do Vale do Paraíba. Outras 7.694 doações ocorreram na unidade de Arapiraca e em coletas externas nos municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

De acordo com a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, o aumento é resultado de ações como o programa “Hemoal no Seu Município”, que tem levado as equipes de coleta a diversas cidades do interior. “Ampliamos a presença do Hemoal nas redes sociais, na imprensa e nas comunidades, facilitando o acesso da população ao gesto de doar sangue”, destaca.

Entre os voluntários está André Siqueira, segurança e doador fidelizado, que participa do grupo Heróis do Pedal Maceió. Fantasiado de super-herói, ele e os amigos incentivam a doação de forma lúdica e engajada. “Doar sangue é um ato de amor, e a gente tenta mostrar isso de forma leve, para atrair mais pessoas”, afirma.

Além das coletas, o Hemoal também presta atendimento hematológico a pacientes com doenças como hemofilia e doença falciforme. Foram 25.267 atendimentos no primeiro semestre, com destaque para o Núcleo de Hematologia de Maceió, responsável por 23.744 desses procedimentos. Também foram realizados 219 exames diagnósticos, entre biópsias e mielogramas.

A gerente do Hemoal Arapiraca, Amilka Couto, reforça o compromisso com o cuidado humanizado. “Atendemos com equipes preparadas, tanto na capital quanto no interior, garantindo acolhimento e qualidade no tratamento dos nossos pacientes”, ressalta.

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias