21.7 C
Maceió
quinta-feira, julho 17, 2025

Artesanato de Alagoas conquista espaço de prestígio na Paris Design Week 2025

Mais Lidas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

O artesanato alagoano será um dos grandes destaques da Paris Design Week 2025, evento internacional que reúne tendências do design contemporâneo. De 4 a 13 de setembro, o programa Alagoas Feita à Mão, vinculado à Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), marcará presença com a exposição “Caboco + Alagoas feita à mão”, celebrando os 10 anos de atuação do projeto que impulsiona o artesanato local.

Com curadoria do designer Marco Aurélio Pulchério, a mostra apresentará 120 peças produzidas por 23 mestres e artesãos de diversas regiões do estado. As obras, feitas em madeira, barro e outras matérias-primas tradicionais, traduzem a cultura alagoana por meio de cores, texturas e símbolos que refletem a identidade do povo nordestino.

Além da exposição principal na prestigiada Maison & Objet, o artesanato de Alagoas estará presente em outras ações integradas à programação oficial, como a Mostra Amuleto, da Apex-Brasil, e a exibição “Herança Cultural e Savoir Faire”, na Embaixada do Brasil em Paris. Entre os nomes que representam o estado, estão mestres consagrados como Mestre Aberaldo, Mestra Irineia, Mestre Petrônio, Salvinho e Mestra Sil, reconhecidos pela originalidade e preservação do fazer artesanal.

A participação do estado na Paris Design Week 2025 é resultado de uma política pública consolidada. O programa Alagoas Feita à Mão, criado em 2015, se tornou referência nacional ao integrar a valorização do artesão, a geração de renda e a projeção internacional do artesanato alagoano. Segundo o secretário Júlio Cezar, à frente da Serfi, a iniciativa conta com o apoio do governador Paulo Dantas e segue fortalecendo a economia criativa no estado.

- Advertisement -

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas Notícias