Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
A cidade de Maceió passou a contar, nesta semana, com a primeira horta hidropônica automatizada instalada em uma escola pública, por meio de um projeto liderado pela startup alagoana Amitis, especializada em soluções de impacto socioambiental. A iniciativa foi implantada na Escola Estadual Dom Otávio Barbosa de Aguiar, localizada no bairro Benedito Bentes, e promete reforçar a merenda escolar de até 2 mil alunos com alimentos frescos e cultivados de forma sustentável.
Fruto da parceria entre a Amitis, a Solar Coca-Cola e o Governo de Alagoas, através das secretarias de Desenvolvimento, Educação e do programa Alagoas Sem Fome, o projeto utiliza a técnica da hidroponia — cultivo de plantas sem solo — para garantir uma produção eficiente em áreas urbanas e escolares. A horta ocupa um espaço de 48 m², com capacidade para até 700 células produtivas, onde sensores automatizam a irrigação, promovendo economia de água e controle de pragas.
Além do fornecimento de alimentos, o projeto também aposta em ações de educação alimentar e ambiental para os estudantes. “Promover alimentação saudável dentro de escolas públicas, dentro de comunidades que nossa fábrica está inserida, é de suma importância”, destacou Thamiris Melo, representante da Solar Coca-Cola em Alagoas.
O projeto conta ainda com suporte técnico do programa Mentoring Team, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que oferece mentorias e capacitações para startups locais, em parceria com a Fapeal. Segundo o secretário da Secti, Silvio Bulhões, o objetivo é “transformar ideias inovadoras em ações concretas que beneficiem a sociedade alagoana”.
[…] Fonte: Gazeta Nordestina […]