Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Neste sábado (12), às 20h, a cidade de Piaçabuçu, no Baixo São Francisco, será palco da estreia do documentário “Dalvinhas”, obra dirigida por Arilene de Castro que celebra a vida e o legado da educadora e ativista cultural Dalva de Castro, carinhosamente conhecida como Dalvinha. A exibição será gratuita e integra a programação do Sarau Olha o Chico, na Associação Olha o Chico, no bairro Brasília.
Gravado no Recanto Ibiaci, na Ilha do Gondim, o filme traz à tona memórias afetivas, ensinamentos e reflexões sobre educação, meio ambiente e identidade cultural, por meio de relatos de mulheres e crianças ribeirinhas que conviveram com Dalvinha. Com canções, poemas e depoimentos emocionantes, o documentário resgata a influência da homenageada na formação cultural da região.
A produção conta com falas de figuras marcantes da comunidade, como Kelcy Mary, Mira Dantas, Mestra Dona Lourdes, Dirlene de Paiva Lyra Nunes, entre outras mulheres que compartilham vivências e memórias da educadora. O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Para a secretária estadual de Cultura, Mellina Freitas, a obra é um marco para a memória coletiva do Baixo São Francisco. “‘Dalvinhas’ é um gesto de amor e reconhecimento a uma mulher que semeou cultura e afetos na vida de tantas pessoas. Ver Piaçabuçu vibrar com essa história é reafirmar que a cultura tem o poder de eternizar legados e inspirar futuras gerações”, destacou.
Serviço:
📽️ O quê: Exibição gratuita do documentário Dalvinhas
📅 Quando: Sábado, 12 de julho, às 20h
📍 Onde: Associação Olha o Chico – Av. Conselheiro Ulisses Guedes, Bairro Brasília, Piaçabuçu-AL
🎟️ Entrada: Gratuita