Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) elevou o nível de classificação para estado de alerta neste sábado (17), devido à continuidade das chuvas que atingem o estado. A previsão indica acumulados significativos especialmente no litoral, Zona da Mata e Região Metropolitana de Maceió, com riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.
Segundo os modelos meteorológicos, a chuva deve seguir intensa ao longo da noite deste sábado e durante o domingo (18). As áreas mais afetadas tendem a ser a metade Norte da Zona da Mata, além da capital e municípios vizinhos. Rajadas de vento moderadas também estão previstas para as próximas horas.
A Semarh alerta para o risco elevado de alagamentos em áreas urbanas, principalmente aquelas com infraestrutura precária de drenagem, e para a possibilidade de deslizamentos de terra em encostas. Embora haja risco de elevação rápida em riachos e córregos, não há, até o momento, ameaça de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado.
O fenômeno responsável por essa instabilidade climática é a atuação de cavados nos baixos e médios níveis da atmosfera, que se encontram sobre o Atlântico, na costa Leste do Nordeste. Esses sistemas favorecem o aumento da nebulosidade e precipitações intensas.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais segue em monitoramento contínuo, e a Semarh poderá divulgar novos avisos conforme a evolução do quadro meteorológico. A população pode acompanhar atualizações por meio dos canais oficiais:
-
Previsão do tempo: semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao
-
Monitoramento hidrológico: semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico
Em caso de emergência, a orientação é ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).