Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
No próximo dia 7 de junho, a Praia do Sobral, em Maceió, será palco da 17ª edição do projeto Surf-Salva, uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) voltada para capacitar surfistas, bodyboarders e frequentadores do mar em técnicas de prevenção e resposta a afogamentos. Com foco em educação preventiva, o curso gratuito é uma das principais estratégias de integração entre a comunidade esportiva e os profissionais de salvamento.
O programa oferece uma formação teórico-prática com duração de quatro horas, abordando conteúdos como introdução ao salvamento aquático, primeiros socorros, uso da prancha em resgates e suporte básico de vida em ambientes praianos. Os participantes devem realizar previamente a parte teórica on-line, disponível no portal da Sobrasa, parceira do projeto. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico.
A proposta do Surf-Salva é transformar frequentadores experientes do mar em aliados dos guarda-vidas, criando uma rede de resposta mais ágil e eficiente. “O surfista é o primeiro a entrar e o último a sair do mar. Por isso, ele pode ser o elo entre a vítima e o socorro profissional. Educar é salvar vidas”, afirma o tenente Alexandre, instrutor e um dos idealizadores da iniciativa.
Com apoio de organizações como a Princess Charlene of Monaco Foundation, GUARTECS e DHL, o Surf-Salva consolida-se como um modelo de formação preventiva replicável em outros estados. A proposta valoriza a vida e amplia a segurança nas praias, ao mesmo tempo em que engaja a comunidade esportiva em um papel ativo na proteção do litoral alagoano.
[…] Fonte: Gazeta Nordestina […]